sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Exposição Silêncio!

Marilá Dardot - Sob Neblina (2004) - Vidro jateado e aço inox


Marilá Dardot - Paisagem sobre neblina (2008) - Bordado sobre feltro


As vezes eu gostaria de morar em lugares como São Paulo para ver exposições como esta que está acontecendo na Galeria Vermelho. Silêncio! - exposição coletiva curada por audrey illouz que acontece nos dias: 25 de novembro de 2008 a 17 de janeiro de 2009.

A exposição apresenta trabalhos de Nathalie Brevet & Hughes Rochette, Manon de Bôer, Joseph Dadoune, Marilá Dardot, Angela Detanico & Rafael Lain, Anne Durez, Laurent Fievet, Mauricio Ianês (artista que causou polêmica na 28ª Bienal de São Paulo, por se instalar nu no pavilhão da exposição na performance chamada “A Bondade de Estranhos” ) e Manuela Marques.

"A exposição SILÊNCIO! teve como ponto de partida o interesse da curadora Audrey Illouz pelo movimento Tropicalista e, mais especificamente, pela música Palavra em Palavra do disco Araçá Azul (1972), de Caetano Veloso, dedicada originalmente ao poeta Augusto de Campos.

SILÊNCIO! utiliza a noção do grito expressado no contexto da ditadura militar, para abordar o paradoxo entre discurso (a palavra) e a ação (gritar), mas, sobretudo, no grito como fundamento na elaboração do discurso (um som que não é ainda uma palavra articulada).

Embora a mais conhecida representação pictórica do grito apareça na obra O Grito(1893) de Eduard Munch, trabalhos mais recentes sobre o tema mergulham o observador em um estado de mudez. Utilizando a noção do grito, o projeto SILÊNCIO! pretende questionar as formas de resistência no âmbito da arte atual, relacionando contextos políticos, sociais, culturais, psicológicos e lingüísticos."

Estes artistas já trabalham com este tema. E isso que achei legal pois lembra muito meu trabalho. E principalmente a origem do nome do blog: Silêncio Falante. Da diferença do silêncio absoluto e do falso silêncio.

A foto acima mostra os trabalhos da artista Marilá Dardot. "As obras de Marilá Dardot estão associadas à palavra e à sua materialidade. Em Sob Neblina (2004), por exemplo, Dardot se apropriou de sentenças que utilizam a palavra silêncio e as aplicou sobre páginas de um livro de vidro jateado, composto por dez dessas frases com a palavra silêncio. Procedimento similar compõe Sob Neblina [Paisagem], nova obra que Dardot apresentará na exposição. Para criá-la, Dardot partiu do mesmo arquivo de frases, mas que, nesse caso, sugerem ao observador uma paisagem mental. As frases foram bordadas sobre superfícies de feltro pela ACTC, associação beneficente que cuida de crianças cardíacas."

Mais informações e outras fotos no site.

Nenhum comentário: