terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Designer Humilde


Terminei de ler hoje o livro Designer Humilde - lógica e ética para inovação, de Charles Bezerra. É um livro de 90 páginas que fluem rapidamente. O livro discute vários pontos do design: processo, identificação de problemas, posturas profissionais e questões sobre inovação no design e na vida.
o design = processo a inovação = resultado positivo do processo

"Design é a profissão que se preocupa com a criação de produtos, sitemas, comunicações e serviços que satisfazem necessidades humanas, melhora a vida das pessoas e faz tudo isso respeitando o equilíbrio do meio ambiente."

O designer tem o poder nas mãos de mudar situações, como também "ao solucionar problemas, de certa forma criamos outros." É preciso ser curioso, ter otimismo, mas acima de tudo ser íntegro e sensível a tudo que está ao nosso redor. Nos preocupar com o meio ambiente, com a economia, enfim todas as coisas que estão diretamente ligadas, mas que não damos a tamanha importância.

"… quais seriam as características dos designers humildes? Eles não têm tempo para ficarem orgulhosos de suas criações, pois estão sempre alertas para colocar suas criações em teste e corrigir prováveis erros. Na verdade, suas soluções trabalham para reduzir o estrago causado por criadores irresponsáveis; atuantes, tentam integrar e pensar no todo e na sintonia necessária entre os agentes em nosso planeta."

Hoje o que mais presenciamos é uma poluição visual. Neste livro fala que todos somos designers, pois todos temos a capacidade de produzir conceitos, de pesquisar e analisar antes de sair fazendo alguma coisa no computador. O que falta para muitos entenderem, como já escutado em algumas discussões sobre design, é que design é processo e não um computador. Esse é apenas uma ferramenta. O computador ainda é muito "burro" diante da capacidade do ser humano. Serve para registrar, organizar e armazenar dados nos ajudando a comunicar alguma coisa à todos. Os estragos são causados por aqueles que pulam a etapa mais importante antes de se entregar à uma máquina.

"Designers humildes reconhecem a beleza e a importância do minimalismo. Sabem que mesmo sendo mais difíceis, as soluções mais econômicas são elegantes e eticamente consistentes. Precisamos constantemente refletir sobre a frase do arquiteto Ludwig Mies var der Rohe, - less is more -, e em todo o processo sempre nos perguntarmos o que é realmente necessário."

O design alemão causa estranheza para muitos. Eu sempre achei muito interessante o simples bem pensado! Estar numa empresa alemã é uma oportunidade não encontrada em tantas outras que se preocupam apenas em deixar tudo bonito, deixando a usabilidade para um segundo plano. Tornando um produto de design uma mistureba de "linhas guias" e cores, sem hierarquia, sem alinhamento. Legal seria se conseguíssemos sempre ter o equilíbrio. Por isso less is more :)

"Se o design é o oposto do caos, vamos nos concentrar “nos inúmeros problemas reais que estão esperando por melhores soluções”. " Vicente Tardin

Nenhum comentário: