segunda-feira, 24 de março de 2008

Palavras, palavras...armas, armas

"Simples palavras! O que é que pode ser tão real como as palavras? Como são terríveis as palavras! Claras, vívidas, cruéis! Não é possível escapar-se às palavras..."

Achei no meu caderninho, de grandes e especiais citações, essas frases sobre a palavra. Acredito que seja do Jacques Rancière, mas não tenho certeza. Neste tempo em que estou retomando minhas anotações, vejo que tudo que anotei foi sobre palavra. E trazendo para hoje vejo que as palavras muitas vezes nos ferem muito. Elas são como agulhas que cravam na nossa pele e arde. Até mesmo palavras com sentido subjetivo é capaz de estragar amizades, amores, grandes relacionamentos.

E não é por nada que hoje vimos tantas pessoas se machucando com o pensar e com o falar. Na Bíblia já é citado sobre o final dos tempos: " Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão:
egoístas,
avarentos,
presunçosos,
arrogantes,
blasfemos,
desobedientes aos pais,
ingratos,
ímpios,
sem amor pela família,
irreconciliáveis,
caluniadores,
sem domínio próprio,
cruéis,
inimigos do bem,
traidores,
precipitados,
soberbos,
mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder..." 2 timóteo 3: 1 a 5.

Que lista! As pessoas não pensam com carinho na outra. Mas o que mais tenho visto entre elas é a inveja. Pode ser pequena, mas como um velho ditado: mata a alma e envenena. E o pior de tudo que tenho comentado com o Xico é que amizade de mulher é algo que existe (olha nem sem se existem tantas assim), mas é muito diferente da dos homens. Os homens são mais retos, sem frescuras. Já nós mulheres parecemos mais víboras do que amigas. Como achamos motivos para nos queimarmos, para entristecer a alma! Como gostamos de rir uma das outras ou olhar dos pés a cabeça para outra mulher que passa na rua ou que convive conosco.

"O ato de expressão... é a tomada de posse das significações por nós". Creio que devemos cuidar mais do que sai da nossa boca, os nossos gestos, cuidar dos nossos olhos e dos nossos ouvidos. Porque filtrando o que muitos falam não criaremos uma nuvem na frente dos nossos olhos, enxergando o outro de forma terrível sem antes conhecê-lo.

Palavras, palavras... Precisam ser cuidadas!

Um comentário:

Xico Zanetti disse...

Mata a alma e a envenena.. isso me lembra.. hmmmm... talvez..

Héééctor??????

hehehe

Agora falando serio...

Concordo com tudo amor, ja conversamos bastante sobre isso.. e vale ressaltar a parte do poder das palavras em uma amizade, pois elas sao capazes de firmar ou destruir uma amizade...

Nao sei se um gesto vale mais que mil palavras, ou se uma palavra vale mais que mil gestos... fico confuso, pois uma palavra que fere, pode ser muito mais direta que um "direto de esquerda no meio dos olhos"...

Cuide das palavras.. eu cuido de ti =)

TE AMO TANTAO ASSIM OH! \ o /
Bjao =)