sábado, 29 de março de 2008

Livro


Hoje tenho 3 formaturas para ir. Eu e o xico fomos então comprar presentes na livraria. Engraçado sempre é que não consigo dar presente - livro, sem me presentear com outro também. Como gosto desses, os novos ainda me agradam mais pelo cheiro das páginas que serão lidas. Primeira coisa que faço quando compro-os é cheirá-los.

Um livro que comprei foi "O Cavaleiro inexistente" (1959), de ítalo Calvino. Gosto desse autor desde que li "Seis propostas para o próximo milênio". A maneiro com que ele usa as palavras me encantam. Ele escreve: "A leveza para mim está associada à precisão e à determinação, nunca ao que é vago ou aleatório". Um outro livro muito bom que já li algumas partes foi: As cidades invisíveis.

Ítalo Calvino foi um dos mais importantes escritores do século XX. Neste livro, narra-se a história de uma cavaleiro que não existe, em seu lugar há apenas uma armadura que se diz cavaleiro e uma voz metálica. Suas aventuras são contadas por uma freira, que tem como penitência exatamente narrar esta história.

E o mais legal que eu escolhi esse livro porque na livraria há uma promoção de levar uma bolsa ecológica para ajudar a biblioteca pública comprando um livro de algumas editoras lá. Fiquei feliz em ajudar um patrimônio da cidade que está tão mal cuidado. Afinal já pesquisei muito nessa biblioteca e eu sei o valor que ela tem. Só o acervo de jornais e as histórias guardadas lá valem muito. Chegando em casa ainda vi que a mulher do caixa esqueceu de cobrar o tal livro. Precisamos voltar la para então pagarmos o que faltou. Esse livro tem história já antes de ser lido.

Alguém já leu? Gostou?

3 comentários:

Xico Zanetti disse...

tem coisas q jamais vou saber de ti, se não por aqui...

mesmo tu escrevendo o post ao meu lado, nao sabia que adoravas o cheiro dos livros... =)

fabianaheinrich disse...

ain, eu também adoro cheiro de livro. tanto novo quanto velho. :)

Tatiane Kuhn disse...

livros velhos me fazem espirrar muito auheuaa