sábado, 22 de março de 2008

Silêncio?

Afinal de contas, o que são as palavras?
As palavras, para quem me conhece sabe, me encantam de forma especial.
Sou artista visual, gravurista, e meu trabalho de conclusão de curso, como citado no cabeçalho, é sobre palavras e roupas. "
A cada nova gravura, um novo mergulho no que está escondido. “Entro lentamente na escrita. É um mundo emaranhado de cipós, sílabas, madressilvas, cores e palavras” (Lispector). Vou descobrindo vagarosamente o poder que cada palavra emana conforme me aproximo delas." .


Atualmente estou um pouco afastada do meu "esconderijo" ou melhor do território onde eu posso expressar meu pequeno monte de segredos. Há 9 meses estou trabalhando como webdesigner. Um lugar de novas experiências um tanto quanto diferentes. Passo o dia num escritório, na frente de um computador.
Falo inglês com alemães, alinho, desenho, construo, crio, repito muitas ações todo o dia. Diferente de antes quando eu tinha que esperar o tempo de um pedra de litografia a qual "precisa de um tempo para descansar e absorver o que foi desenhado nela. Um momento de incubação, pois enquanto a pedra precisa desse período de descanso, nossa mente também tem o tempo para silenciar e continuar criando. ".


Me sinto hoje em dia no falso silêncio que tanto citei na minha obra. Num silêncio falante: "
“Você pode pensar desde o silêncio carregado de significados, em que, numa dada situação, calar faz o mesmo sentido que um discurso” (Antunes). Pode ser o vazio, o nada, uma tela em branco, a ausência. Também pode ser a palavra calada, a incapacidade de dizer o que deseja. ". E por tudo isso, pela falta de tempo que vivo hoje, pela ausência de fazer um trabalho de arte, resolvi usar da arte de escrever. Colocar neste espaço um pouco da palavra que está calada há um bom tempo no meu particular. Quero dividir aqui meu pensamentos, minhas certezas e incertezas, minhas indignações e alegrias. Quero tornar o silêncio, falante. Bem vindos! :)


5 comentários:

Xico Zanetti disse...

Amor,

Por te conhecer a quase dois anos, sei o quanto estás feliz por conseguires, finalmente, "por pra fora" coisas que te representam, como a arte.. Sei que esse tempo que estás fora do teu habitat natural tem sido de muitas experiencias, boas ou ruins, mas de muito crescimento..

Foi bom te ver sorrindo enquanto me contavas que querias um blog, foi bom te ver empolgada enquanto criavas cada detalhezinho, e vai ser sempre bom poder todos os dias acompanhar um pouco mais de ti, que atravessa as nossas barreiras do nosso relacionamento (amor e amizade)..

Espero que esse espaço seja um refúgio para os teus pensamentos, para tuas idéias, para teus sentimentos, e tudo que desejas, sonhas e vislumbras ter dentro do teu coração: paz e alegrias =)

Deus te cuide e te guarde =)
TE AMO!

Beijao, do visitante numero 1..
Xico =))

fabianaheinrich disse...

tati, que massa! um blog. vou voltar sempre. :D

de fato, tenta não te afastar das tuas leituras, vivências e reflexões acerca da arte e de tudo que ela te proporciona. certamente deve ter um valor imensurável pra ti, além de te fazer bem.
a rotina no escritório muitas vezes nos faz chegar bem cansadas em casa, mas é bom tirar uma disposição lá do fundinho e se dedicar um pouco àquilo que nos 'alimenta' antes de dormir. no outro dia, vamos bem mais dispostas ao trabalho, pois revitalizamos nossas forças, ehhehe (pelo menos eu me sinto assim).

e eu tbm tenho um blog. sem layout decente (shame on me!), mas com os novos conhecimentos adquiridos darei um trato nele, hehe. e sinta-se a vontade pra me visitar!

um beijo!

LETÍCIA COSTA GOMES disse...

Oi tati, bacana criares um espaço para q possas externar tuas vontades...vou seguir acompanhando!

bjk, letícia

Butterfly disse...

Tatilda...
Percebemos que andas mais falante mesmo...um exemplo foi na vigília!
Isso é muito bom...com equilíbrio...
Tuas palavras dão esperança, fazem as pessoas crescerem e pensarem...
Palavras...palavras...realmente elas têm muito poder, até de morte!
Mas não esquece que, muitas vezes, é no silêncio que adquirimos os melhores conhecimentos!
Um bjo, belo blog. Te amo!

Rafael disse...

não li ainda! :P