quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Ansiedade de informação


Estou lendo o livro Ansiedade de Informação - Como transformar informação em compreensão. Importante para muitos que trabalham com organização de informação, de conteúdo. O mais interessante deste livro são os assuntos de cada capítulo. Hoje escrevo aqui algumas citações da primeira parte do livro que menciona a grande quantidade de informação que recebemos todo o tempo.

Somos todos os dias bombardeados com muita notícia, muita gente falando, enfim uma explosão de 'conhecimentos' descartáveis. O autor comenta que a velocidade da produção de informação, hoje, é equivalente a produção de automóveis em massa. Um exemplo disso são os blogs. Todos os dias visitamos diferentes páginas de amigos para passar os olhos nos dados que foram escritos por cada um. As vezes esses dados são insignificantes para o nosso dia a dia, mas lemos mesmo assim para ficarmos "informados". E essa quantidade de dados, como relata Wurman, entre outros autores, nos deixa ansiosos pelo compromisso dessa diária leitura.


Precisamos de mais significados e menos dados isolados e sem contexto. "Possuímos uma capacidade limitada de transmitir e processar imagens, o que siginifica que nossa percepção do mundo é inevitavelmente distorcida por ser seletiva; não podemos notar tudo. E quanto mais imagens tivermos de defrontar, tanto mais distorcida será nossa visão de mundo." Isso me faz lembrar não apenas de noticiários, mas até mesmo quando se vai numa bienal de arte. A nossa mente não consegue mais captar nada no final do dia, chegamos exaustos e com vontade de ficar quietos, chegamos ao nosso limite.


"Informação não é conhecimento. Você pode produzir dados primários em massa e incríveis quatidades de fatos e números. Mas não pode fazer produção em massa de conhecimento, que é criado por mentes individuais, partindo de experiências individuais, separando o significado do irrelevante, realizando julgamentos de valor." A informação passa a ser conhecimento quando atribuímos sentido aos fatos, quando agrupamos e processamos dados.

"Precisamos distiguir o pertinente do supérfluo".

Nenhum comentário: