quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Frases de Recheio


Achei interessante quando o mesmo autor da postagem anterior menciona que usamos alguma frase sem sentido ou gasta na nossa fala pelo menos uma vez ao dia. Frases que na essência não comunicam. Este mesmo capítulo também é sobre linguagem, palavras. Considero esse o melhor de todo o livro.

Algumas frases de exemplo:

Quem guarda tem
Bom demais

Para encurtar a história
Todo dia é dia
Desnecessário dizer
Estou numa roda viva
Indo direto ao ponto
Posso ser franco?
Não se incomode comigo
Subiu feito um rojão
É a vida
Tudo o que sobe desce
Só tenho duas mãos
Na verdade
De certa forma
Criança tem cada uma
Está no papo
Falei está falado
Morri de medo
Está brincando
Então, como é que é?
Isto deve dar para o gasto
Que história é essa?
Não quero ouvir um piu
Posso dizer uma coisa?
O tempo voa
Vou ser claro com você
Pra dizer a verdade
Estou lhe falando como amigo
Você tirou as palavras da minha boca
Diga o que está pensando
Chovendo canivetes
Algo me diz que
Isola na madeira
Conte de novo
Vamos levando
Posso lhe fazer uma pergunta?
Nada como um dia depois do outro
Está na ponta da língua
As voltas que o mundo dá
Você está em casa agora?
Evidentemente
São coisas da vida
Tudo tem um limite
Não estou no meu normal
Jogar verde
De volta para o batente
Por outro lado
Em cheio no alvo
Nunca me aconteceu
Onde termina isso?
Diga o que tem a dizer
Já sei onde você quer chegar
Deixa como está para ver como é que fica
Ele é boa gente
Segure as pontas
De qualquer modo
Eu ia mesmo te ligat
Para ser honesto
Nunca vou me conformar

Tem frases muito engraçadas, que realmente usamos sem um motivo específico, mas faz parte do nosso vocabulário. Como diz o autor: "Substitua-as por palavras e frases mais significativas. Uma linguagem muito estática torna-se demasiado insípida."

"A disiciplina de empregar a linguagem para comunicar idéias é uma das atividades básicas mais essenciais de que podemos participar. A maior parte da informação em nossa vida é transmitida pela linguagem."

Nenhum comentário: