sábado, 10 de janeiro de 2009

Filme - Blindness


Um filme de um livro de José Saramago, publicado em 1995, e direção Fernando Meirelles me fez parar nessa tarde fria de sábado. A história é sobre a humanidade em meio à epidemia de uma misteriosa cegueira. Sentimentos humanos como egoísmo, oportunismo e indiferença, mas também a capacidade de nos compadecermos, de amarmos e de perseverarmos aparecem em todo o filme. Abaixo a sinopse:

"O filme começa num ritmo acelerado, com um homem que perde a visão de um instante para o outro enquanto dirige de casa para o trabalho e que mergulha em uma espécie de névoa leitosa assustadora. Uma a uma, cada pessoa com quem ele encontra - sua esposa, seu médico, até mesmo o aparentemente bom samaritano que lhe oferece carona para casa terá o mesmo destino. À medida que a doença se espalha, o pânico e a paranóia contagiam a cidade. As novas vítimas da "cegueira branca" são cercadas e colocadas em quarentena num hospício caindo aos pedaços, onde qualquer semelhança com a vida cotidiana começa a desaparecer.

Dentro do hospital isolado, no entanto, há uma testemunha ocular secreta: uma mulher que não foi contagiada, mas finge estar cega para ficar ao lado de seu amado marido. Armada com uma coragem cada vez maior, ela será a líder de uma improvisada família de sete pessoas que sai em uma jornada, atravessando o horror e o amor, a depravação e a incerteza, com o objetivo de fugir do hospital e seguir pela cidade devastada, onde eles buscam uma esperança."

É um filme bem "hard", pesado, difícil de definir. Quando me falaram dele e vendo o início eu achei q não fosse chegar onde chegou. Na verdade não há como se imaginar isso, so mesmo quem conhecia a história do livro de Saramago.
Como li numa crítica, é um filme tenso, confuso, misterioso, instigante, cativante, revoltante, enfim um filme que te puxa para dentro da história. As cores do filme também são muito interessantes, frias, melancólicas. Tudo isso nos traz a percepção de como estamos vivendo o hoje, "olhar com os olhos sem ver realmente, a cegueira simbólica que acomete a sociedade de hoje que não enxerga o que não convém". Esse tipo de filme é o que quando acaba precisamos de um tempo para digerirmos.


Quem quiser ver mais sobre o filme:
http://www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br/
Blog de Fernando Meirelles

Nenhum comentário: