quarta-feira, 11 de junho de 2008

Cronicas de Nárnia (primeiro relato)


Na semana passada fui ver com meu namorado o último filme lançado de Crônicas de Nárnia. Amei! E o mais legal é que tanto o primeiro quanto o segundo são muito bons. A produção, os efeitos, a maquiagem, a fotografia, a trilha musical e principalmente a história são muito bem feitas. Essa foto acima é do primeiro filme. Por que coloquei o leão como foto representativa dessa postagem?
Muitos não sabem, porque vejo e converso com alguns colegas sobre isso. Esses filmes do irlandês C.S. Lewis (esse cara é muito "cabeça", publicou muitos livros na área de teologia) são de uma série de livros infantis que narram aventuras que ocorrem na terra fictícia, chamada: Nárnia. E o principal disso tudo é a relação direta com a Bíblia apresentada de forma sutil. Esse leão na foto acima é o Aslam, personagem presente em todos os livros, representando Jesus Cristo. Creio que no total serão sete filmes. Não vejo a hora de poder vê-los , mas antes eu procuro ler a história para deixar a minha imaginação trabalhar e.. quando lançam o filme eu vejo lembrando de cada detalhe já lido e vejo como o diretor do filme pensou em tudo. Muito legal!
O intuito do autor do livro no início não era usar temas cristãos, mas eles foram incorporados conforme escrevia... Cada livro tem um tema relacionado:
Livros:
O leão, A Feiticeira e o Guarda-roupa - A profecia
O príncipe Caspian - A apostasia e a fé
A Viagem do Peregrino da Alvorada - O batismo e Jesus como cordeiro de Deus
A cadeira de Prata - A vida do cristão
O cavaleiro e seu menino - Deus olha por nós
O sobrinho do mago - A criação
A última Batalha - O fim dos tempos
No primeiro filme conta a história dos quatro irmãos Pevensie: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia e a aventura que encontram num guarda-roupa da casa de um professor que os estava hospedando no campo durante a Segunda Guerra Mundial.
Do outro lado do guarda-roupa encontram o mundo de Nárnia e com a ajuda do leão Aslam derrotam a rainha Jadis, também conhecida como a Feiticeira Branca que submeteu aquele mundo a um longo inverno. Tornam-se reis por muitos anos e acabam encontrando o caminho de volta para o nosso mundo e chegam como se nada tivesse acontecido.
Na interpretação sob o ponto de vista cristão, o Guarda-roupa representa o mundo espiritual, a Feiticeira Branca representa o inimigo das nossas almas (Satanás) e o Leão, representa Jesus Cristo, o Leão da Tribo de Judá, o Senhor de todos os homens. Após Aslam se entregar em favor de Edmundo (a redenção de Jesus), para cobrir seu erro (arrependimento), ressuscita selando a vitória sobre o inimigo.
Já no príncipe Caspian, conta a história do retorno dos irmãos Pevensie para o mundo de Nárnia depois de terem se passado mil anos desde que voltaram para o nosso mundo, onde passou apenas um ano. Durante todo o filme mostra a falta de fé de muitos e apenas uma, a menina mais nova, a criança tem fé. Isso me lembra da passagem que diz pra sermos como crianças... Só ela cosnegue ver Aslam, mas os outros dormem... E amanha continuo falando mais sobre este filme que vi. Tenho muito mais pra falar dele, mas chegou a minha hora de ir para casa!
Muito bom, muito bom!!!!!!

Nenhum comentário: