domingo, 1 de junho de 2008

filme: a ciência do sono


Gênero: Comédia - Drama - Fantasia, origem: França. É uma história centrada no cérebro do ator principal, cujo seus sonhos invadem sua vida real. Não sei se já aconteceu com vocês, mas comigo acontece muito, de acordar no meio da noite, ir ao banheiro, dormir e seguir sonhando a mesma coisa. Outra coisa que acontece bastante é de confundir a realidade com um sonho. Muitos vezes é tão real o sonho, que num dia qualquer eu penso que fiz algo e na verdade não sei se foi um sonho ou se aconteceu mesmo. E esse filme trata disso, claro de uma forma muito mais fantástica, sonhadora.

A mãe de Stéphano pede para ele voltar para sua cidade natal, França, pois seu pai morreu de câncer, e consegue um emprego entediante para ele. Esse emprego publica calendários. Lá, ele é obrigado a dividir uma pequena sala com três colegas e seu chefe. O sujeito é bastante criativo. Enquanto dorme, ele é o carismático anfitrião do programa imaginário "Stéphane tv", onde explora a "Ciência do Sono" em frente a câmeras de papelão. Porém, na vida real, acaba tendo decepção com o emprego. Conheceu sua vizinha Stéphanie e Zoé, uma amiga dela. Inicialmente atraído por Zoé, Stéphano passa a gostar de Stéphanie devido a imaginação dela bater bastante com a dele. Ele passa a colocar Stéphanie em vários projetos criativos de sua mente. À medida que a relação dos dois floresce, o sujeito começa a deixar a sua imaginação interferir na sua vida real. Incapaz de encarar uma vida real sem a presença e amor de Stéphanie, o sujeito busca na "Ciência do Sono" um jeito de resolver este dilema. Porém acaba ficando preso entre a realidade e o sonho.

Eu admiro muito filmes franceses. Os finais são os melhores, porque te deixa instigada. Não é o final do filme americano, sempre a mesma coisa! Vale a pena a indicação!

Nenhum comentário: