sábado, 21 de junho de 2008

Crônicas de Nárnia (segundo relato)


“Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver. Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do Senhor: ó Senhor, livra-me a alma. Compassivo e justo é o Senhor; o nosso Deus é misericordioso. O Senhor vela pelos simples; Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés. Andarei na presença do Senhor, na terra dos viventes. Eu cria, ainda que disse: estive sobremodo aflito. Eu disse na minha perturbação: todo homem é mentiroso. Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios comigo? Tomarei (erguerei) o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo...” Sl 116: 1 a 14.

Este texto, além de ser citado durante a palavra no culto de quinta por uma amiga, me fez também relacionar com o filme de Crônicas de Nárnia, príncipe Caspian. A palavra do culto foi sobre: Será que sabemos o que é ser amigo de Deus? Ou pensamos que é possível resolver tudo sozinho neste mundo? No filme, a menina Lúcia acreditava que Aslam (como dito no primeiro relato do filme, Jesus) estava por perto mesmo não conseguindo vê-lo. Todavia, seus irmãos achavam que ela estava louca, pois eles não o viam. Além da fé da pequena Lúcia, ela tinha o que os outros não tinham, uma amigo em quem ela podia confiar, pois sabia que nada dependia dos seus esforços.

Citando uma frase de um missionário: “quem é amigo, tem amigo!” Quando há reciprocidade, há amizade. E isso vale para com nossos amigos, tanto do trabalho, quanto da faculdade, enfim amigos. Só iremos ter uma amizade plena quando temos diálogo. E, diálogo implica falar e escutar o outro. Amizade leva a intimidade, a intimidade precisa do tempo que temos de convívio, de estarmos junto com o outro amigo. E para entendermos o porquê de muitas vezes não conseguirmos sentir Deus na nossa vida, de não entendermos que realmente Ele está no nosso meio e pode sim ser o teu melhor amigo, é porque não paramos, não temos diálogo com Ele, não buscamos, não temos interesse em ler sua palavra... E muitas vezes colocamos tudo isso como carga e não como algo prazeroso, pensamos que chegar na presença de Deus requer esforço, não tratamos Ele como se pudéssemos falar em qualquer lugar que estamos, assim como com um amigo que podemos mandar um torpedo, ligar, mandar um email para estar mais perto.

Lembro que mesmo acontecendo milhares de coisas durante o filme, Aslam não dava as caras para Lúcia, nem para os outros, mesmo eles perguntando por que não apareces? Por que nos deixaste? Como eu disse, nada podemos fazer além de sermos SINCEROS, de buscar de todo o coração. Somente essa qualidade nos faz estarmos pertos do nosso melhor amigo. E muitas vezes, vocês devem pensar: ah mas não sou tão digna de pedir algo pra Deus, erro tanto todos os dias... Mas Ele apenas quer um diálogo, Jesus mesmo fala que nós não somos mais seus servos, mas somos seus amigos. Embora diga na bíblia que o Senhor é justo, juiz, Ele mais que tudo é o Pai de amor. Ele não fica contando o tempo, furioso que não chegamos na sua presença. Ele apenas espera ansiosamente por nós de braços abertos, sempre prontos a ouvir!

Passamos tempo nos culpando e ao invés de buscarmos não temos coragem. Lúcia sabia que embora não o vendo, Ele oferecia sua paternidade e o mais importante ele já tinha feito que era dando a sua vida pelo nossos erros. O que nós podemos fazer de maior para mostrar amor a um amigo? E mesmo assim será que há gente ainda que não aceita esse amor, esse sacrifício dado com tanto carinho? Acha que é mera historinha? Experimente! Busque! “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei decanso.” Mt 11:28 É um convite, basta aceitar e crer! E assim como no final do filme, “Aslam” mostrou que estava perto e que já venceu a batalha por nós, não há nada para temer, apenas confiar Nele! Ele é soberano sobre a terra, sobre os céus! E vocês entenderão o que eu falo aqui vendo a cena das águas, no filme! Nós queremos viver o fantástico, o maravilhoso, e não deveríamos desejar menos.

2 comentários:

Xico Zanetti disse...

bah.. nao tem nem mais o que falar, acho que falasse tudo..

on(release){
se (Jesus = meu amigo) {
minha vida = proteção; }
this.del = "ansiedade" + "tristeza";
stop(amizade)
}

(fazendo alusao ao que tens feito ultimamente hehe)

e ainda tem uma musica que conheces bem..

"Conheci um grande amigo.. Ele é filho de Deus Pai.. o Seu nome é Jesus Cristo.. Nele a gente pode confiar!"

Beijao!! =)

Fabiane disse...

fiquei contente por Deus ter falado ao teu coração através dessa palavra. bjão.