terça-feira, 22 de abril de 2008

Brutalidades



Chega um ponto que cansamos de ver tanta gente malvada. Todos os dias escutamos uma notícia ruim. O caso da Isabella é o que mais vejo passando na tevê, até mesmo na fila da renner, ao meio dia, estava dando reportagem sobre a menina. Além disso, assaltos e acidentes toda hora acontece, já está virando algo comum, as pessoas fazem o que querem, pagam a pena de um pequeno tempo no presídio lotado e voltam ás ruas para causar tormentos s pessoas. Se não bastasse tanta tragédia, pessoas que se dizem artistas dão dor de cabeça a outros.

A arte está de certa forma banalizada. Pessoas fazendo artesanato, se dizem artistas, pessoa maltratando um cão também quer ser conhecida como artista. Fiquei indignada com o fato que ocorreu esses tempos, mas que so fiquei sabendo hoje. E, como artista visual, defendo que esse episódio está longe de ser arte!

Ele é de Costa Rica, expos um cão faminto amarrado em uma galeria de arte. A "Exposição nº1" teve lugar em Agosto, em Manágua, na Nicarágua. À entrada, os visitantes podiam ler a frase "És o que lês", seguindo-se um cenário pouco comum: entre as obras do artista estava um cão, faminto e doente, amarrado por uma corda a um canto da sala. Mesmo após alguns apelos dos visitantes para que o animal fosse libertado, o artista recusou-se a fazê-lo justificando que se tratava de uma homenagem a Natividad Canda, um nicaraguense que morreu depois de ter sido atacado por um rotweiller. Ironicamente, o cão acabou por morrer de fome em plena exposição quando o título da amostra estava escrito numa parede através de uma colagem feita à base de comida canina. e, se não pudesse ser pior, o "monstro" foi escolhido para representar seu país na Bienal Centroamericana Honduras 2008 e a receber um prêmio por sua obra.

Que isso? Cada vez fico mais abobada com a falta de moralidade e de principios das pessoas de hoje em dia. Respeito é uma palavra que não se conhece mais. A arte que é algo tão lindo, que hoje em dia tem sido usada para nos chocar com a realidade, não precisa usar de fatos tão brutais para expressar o que se sente. Daqui a pouco matar também é arte... A artista, pesquisadora e professora da Universidade de Caxias do Sul (RS) Diana Domingues, especializada em arte contemporânea, também concorda. "Em qualquer campo da atividade humana deve haver respeito à ética. A própria arte cobra esse respeito", diz. E isso prova a muitos que debocham dizendo ah entao eu também sei fazer arte. Colocar uma bola em cima da mesa é arte. Estão enganados, a arte não pode ser feita por pessoas que não conhecem a história, do porque que chegamos até a contemporaneidade, do porque que falamos que qualquer coisa pode ser arte.

Um dia alguém pegou uma roda de bicicleta e afirmou que era arte. O ready-made é uma manifestação ainda mais radical da sua intenção de romper com o fazer artístico de Duchamp. Mas isso foi em 1915, para que chegássemos até a evolução que estamos vivendo hoje em dia na arte. Nem tudo é arte e isso é uma longa discussão difícil de ser levada, pois não temos nenhum órgão que nos defenda, como no caso dos médicos, arquitetos...

Um comentário:

Xico Zanetti disse...

QUE RIDICULO!!! uaihauaiha

Mas é mesmo! Poderiamos usar a inteligencia humana para tantas coisas boas, como por exemplo.. criar um chip implantavel que fizesse a humanidade ter os principios do tempo de Moises, dos mandamentos de Jesus..

Eu escolheria apenas 4 expressões:

- amor
- respeito
- Jesus
- Preocupacao com o proximo

é tanta coisa que a gente vê que não dá pra crer. Nossos tão atarefados políticos, amarrados a cadeiras no senado, no congresso, na presidência, preocupam-se, hoje, com a marca do papel higinênico, com as viagens paradisiácas, ou com a calculadora que não soma mais, apenas multiplica tanta irresponsabilidade.

Sinto falta de ver um mundo ciente de que o verbo AMAR não possui apenas um significado, mas várias denotações que são baseadas em outro verbo: AGIR. Vide: "Jesus AGIU por nós, e por isso Jesus nos AMOU".

(silêncio...)

tá na hora de regulamentar a humanidade! =(