quarta-feira, 16 de abril de 2008

Janelas Abertas no frio!


Bom depois da discussão hoje no trabalho não poderia deixar de falar aqui sobre isso. Até porque como tenho dificuldades de falar as coisas, necessito escrever. Chega ser cômico o que acontece. Eu abro a janela, outro fecha, e assim passamos o dia inteiro. Até que acamos falando e o clima pesa. Mas vejo que não é coisa pessoal de ninguém, é comprovado cientificamente que precisamos ter qualidade no ar que respiramos, ainda mais se passamos o dia nesse local fechado!

Achei alguns sites que falam sobre isso. [Tempo frio combina com janelas fechadas, certo? Errado. A falta de ventilação adequada responde por perigos que você não vê, mas seu aparelho respiratório sente. Compostos físicos e químicos, eliminados por fontes que para muita gente estão acima de qualquer suspeita, também são capazes de estragos, tanto quanto as partículas em suspensão no ar lá de fora. "Em grande parte das casas a atmosfera interna muitas vezes é até mais poluída do que a externa", alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Meio Ambiente e Controle de Qualidade do Ar de Interiores, Amadeu Paulo de Campos Jorge. E os maiores afetados são crianças, idosos e portadores de doenças respiratórias, mais suscetíveis a esses agentes irritantes. "Passamos mais de 90% do dia em ambientes fechados e também por isso nos tornamos muito vulneráveis às alergias, principalmente se houver predisposição genética", afirma o professsor Gustavo Graudenz, do Departamento de Fisiopatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.]

Fungos, bactérias e ácaros podem ser os grandes vilões. Isso porque a redução drástica da captação do ar externo, provoca o aumento da concentração de poluentes biológicos no ar interno, fazendo com que a taxa de renovação seja insuficiente. O que favorece a proliferação desses agentes, e compromete nossa qualidade de vida, principalmente os que são mais vulneráveis à contaminação, como aqueles que têm problemas respiratórios como a rinite alérgica.

As doenças do aparelho respiratório são, principalmente: sinusite, rinite, otite, amigdalite, faringite, bronquite, pneumonia, asma, gripes e resfriados. Gripes, por exemplo, comprometem as defesas e favorecem infecções mais graves, como a pneumonia.

Como se prevenir?

Evite locais fechados, com grande concentração de pessoas, por tempo prolongado, pois facilita a contaminação. Em salas com carpete, o perigo é muito maior.

Mesmo que a pessoa não seja alérgica, a exposição aos elementos causadores de alergias (ácaros, fungos, mofo, poeira de local fechado, bactérias) acaba fazendo com que ela fique com maior sensibilidade. Dessa forma, a exposição repetida pode levar ao desenvolvimento de sintomas alérgicos.

então abram as suas janelas! hehe please!!!